TopoNovo1

USPA Universidade de São Paulo (USP) possui 80 anos de excelência, foi criada em 1934 e é uma das mais importantes instituições de nível superior do Brasil. É uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e conta com diversos campi, distribuídos pelas cidades de São Paulo, Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, além de Unidades de Ensino, Museus e Centros de pesquisa situados fora desses espaços e em diferentes municípios. Esta Instituição têm sido reconhecida por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critérios, principalmente os relacionados à produtividade científica.

A USP foi a 15ª colocada no ranking do Webometrics (2012) e 74ª no Higher Education Evolution & Accreditation Council of Taiwan (2010). Está entre as 70 universidades com melhor reputação de todo o mundo de acordo com o 2012 World Reputation Ranking, elaborado pelo The Times Higher Education.

No SIR World Report 2013, elaborado pela ScimagoLab, a USP é considerada a universidade brasileira que mais publicou artigos científicos, indexados na base de dados Scopus, entre os anos de 2007 e 2011, entre as instituições de ensino superior de todo o mundo. Quando se leva em conta o número total de publicações (desconsiderando trabalhos feitos por academias de ciência, hospitais, fundações e centros nacionais de pesquisa), a USP é a instituição brasileira mais bem colocada – ficando em 5º lugar no ranking mundial, com 48.156 trabalhos publicados entre 2007 e 2011. O Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities, da National Taiwan University (NTU), que classifica as 500 melhores instituições de ensino e pesquisa do mundo por meio do número de artigos científicos publicados, atribuiu à USP em 2013 a 58ª posição. É também a primeira colocada, nesse ranking, entre as universidades latino-americanas.

A USP possui programas de Pós-Graduação em todas as áreas do conhecimento. Os cursos Stricto Sensu são oferecidos em nível de Mestrado e Doutorado, e têm como objetivo a formação de recursos humanos altamente qualificados, com vistas ao ensino, pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico.

Os programas da pós-graduação podem ser oferecidos por uma unidade de ensino, nas áreas de biológicas, exatas e humanas, por várias unidades e até mesmo por várias Instituições de ensino superior.

A internacionalização é uma das diretrizes da USP. A Universidade entende que é de extrema relevância o estabelecimento de parcerias com entidades de diversos países, para a criação de novos laços de integração e também da manutenção e fortalecimento dos já existentes. A mobilidade de estudantes e professores, bem como a participação em redes e consórcios como o Programa Erasmus Mundus, a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), a Rede Magalhães, entre outros, são a tradução dessa meta.

http://www5.usp.br/