claudia Claudia Etchebehere Arenas
Bacharel em Química pela Facultad de Química, Mestre em Química pela Facultad de Química do Programa de Desarrollo de las Ciencias Básicas – PEDECIBA da Universidad de la República (Uruguai), Doutora em Química pela Facultad de Química do Programa de Desarrollo de las Ciencias Básicas – PEDECIBA da Universidad de la República (Uruguai). Atualmente é Pesquisadora Assistente (Grau 4) e chefe do Laboratório de Laboratorio de Ecología Microbiana do Departamento de Bioquímica e Genómica Microbiana.
Horacio Domingo Horacio Campaña
Engenheiro Químico pela Universidad Nacional del Sur (Argentina), Mestre em Ecossistemas terrestres, uso sustentável e implicações ambientais pela Universidad de Vigo (Espanha), Doutor em Biologia Vegetal e Ciências do Solo pela Universidad de Vigo (Espanha). Atualmente é Professora Associado (Dedicação Exclusiva), Pesquisador III com linhas de pesquisas envolvidas no tratamento natural de resíduos e efluentes – degradação biológica de resíduos, gestão de recursos - Pegada Ecológica da Água e produção de alimentos e energia. Membro da International Water Association (IWA). Membro da American Institute of Chemical Engineers (AIChE) e Membro do Colegio de Ingenieros de la Provincia de Buenos Aires.
EdsonLuiz Edson Luiz Silva
Engenheiro Químico pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos e Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos, Professor Colaborador da Universidade de São Paulo, Revisor de periódico da International Journal of Hydrogen Energy, Revisor de periódico da Chemical Engineering Journal, Revisor de periódico da Engenharia Sanitária e Ambiental (Online), Revisor de periódico da Brazilian Journal of Chemical Engineering (Impresso), Revisor de periódico da Applied Biochemistry and Biotechnology, Revisor de periódico da Process Biochemistry, Revisor de periódico da Environmental Technology, Revisor de periódico da Bioresource Technology, Revisor de periódico da Revista DAE, Revisor de periódico da Interciencia (Caracas), Revisor de periódico da Applied Microbiology and Biotechnology, Revisor de periódico da Water Science and Technology, Revisor de periódico da Biochemical Engineering Journal, Revisor de periódico da Biotechnology and Bioengineering (Print), Revisor de periódico da Conexões: Ciência e Tecnologia, Revisor de periódico da Desalination and Water Treatment (Online), Revisor de periódico da Ecological Engineering e Revisor de periódico da Bioprocess and Biosystems Engineering (Internet). Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tecnologia Química. Atuando principalmente nos seguintes temas: Tratamento aeróbio de águas residuárias, Leito fluidizado trifásico, Fenol, Hidrodinâmica, Transferência de massa e Modelagem de reatores biológicos.
Elena Elena Victoria Castelló Antonaz
Engenheira Química pela Faculdade de Engenharia da Universidad de la República (Uruguai), Mestre em Engenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidad de la República (Uruguai), Doutora pela Faculdade de Engenharia da Universidad de la República (Uruguai). Atualmente é professora adjunto da Faculdade de Engenharia da Universidad de la República (Uruguai).
Elias Elías Razo Flores
Engenheiro Químico pela Universidade Autónoma de Puebla (México), Mestre pela Universidad Nacional Autónoma de México (México) e Doutor pela Landbouwuniversiteit Wageningen, (Holanda). Atualmente é Profesor Pesquisador Titular “C” e chefe de Divisão de Ciencias Amabientais do Instituto Potosino de investigação científica e Tecnologica.
Estela Estela Tapia Venegas
Engenheira Civil Bioquímica pela Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (Chile), Mestre em Engenheira Civil Bioquímica pela Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (Chile) e Doutora em Biotecnologia pela Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (Chile) e pela Universidad Técnica Federico Santa María (Chile). Atualmente é professora do Departamento de Engenharia Civil Bioquímica.
German Germán Buitrón Méndez
Engenheiro químico pela Facultad de Química de la Universidad Nacional Autónoma de México, Mestre em Engenharia do Tratamento de Águas no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse (França), Doutor em Engenharia do Tratamento de Águas no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse (França). Atulamente é coordenador e Pesquisador Titular “C” no Laboratório de Investigación en Procesos Avanzados de Tratamiento de Aguas de la Unidad Académica Juriquilla, Querétaro, del Instituto de Ingeniería de la Universidad Nacional Autónoma de México. Possui pesquisas envolvidas no Tratamento de águas residuais, Desenvolvimento de processos para o tratamento de efluentes, Cinética, bioquímica e microbiologia da degradação de compostos tóxicos, Produção de hidrogênio e energia elétrica a partir de resíduos.
Gonzalo1 Gonzalo Ruiz Filippi
Bacharel em Engenharia pela Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (Chile), Mestre em Cieências pela Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (Chile), Doutor pela Universidad Santiago de Compostela (Espanha) e tem Pós doutorado como Pesquisador Visitante na Universidade da Flórida (EUA). Atualmente é professor associado da Escuela de Ingeniería Bioquímica (EIB) da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso.
JoseAlberto José Alberto Domingues Rodrigues
Engenheiro Químico pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos, Doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas e possui Livre-Docência pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular da Escola de Engenharia Mauá (EEM) do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e Professor Colaborador da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo. Atua em pesquisas relacionadas a fundamentos de processos, reatores químicos/bioquímicos, e modelagem/controle de processos; e pesquisa na área de conhecimento Engenharia de Processos Biológicos com ênfase em processos anaeróbios aplicados ao tratamento de águas residuárias, desenvolvendo projetos com reatores operados em batelada e/ou batelada alimentada sequenciais aplicados à produção de bioenergia (metano e hidrogênio) e à adequação ambiental de efluentes industriais e doméstico.
madalena1 Maria Madalena dos Santos Alves
Bacharel em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal), Mestre em Engenharia Bioquímica pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa (Portugal) e Doutora em Engenharia química e biológica. Atualmente professora da Universidade do Minho (Portugal) chefe do Laboratório de Biotecnologia Ambiental. Atua na área de pesquisa de bioengenharia e biotecnologia ambiental. Pesquisadora do Bioresources, Bioremediation and Biorefinery group (BRIDGE).
Zaiat Marcelo Zaiat
Engenheiro Químico pela Universidade Federal de São Carlos, Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos. Atualmente é professor associado (MS 5.3) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo junto ao Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Engenharia Ambiental (CPDI-EA). É membro da Coordenação de Área de Engenharia (Engenharia II) da FAPESP, do Comitê de Assessoramento de Engenharia e Ciências Ambientais do CNPq e Pesquisador de Laboratório Associado junto ao Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Desenvolve pesquisas na área de Engenharia Ambiental, com ênfase em Tratamento de Águas Residuárias, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento de biorreatores anaeróbios e produção biológica de hidrogênio e metano a partir de águas residuárias.